Exposição Islã – arte e civilização, no CCBB

Desde o dia 26 de Abril o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) expõe a arte islâmica, vinda de museus do oriente médio, além de contar curiosidades a respeito da escrita e dos costumes do povo muçulmano. Jarros, prataria, jóias, esculturas, desenhos e até roupas, chamam atenção dos curiosos visitantes ocidentais para uma cultura diferente, afim de estancar a visão etnocêntrica que a mídia moldou no imaginário da população ao longo das décadas, especialmente após o catastrófico 11 de setembro.

Mesmo com um leque diversificado de apetrechos expostos, a organização pecou em dois pontos fundamentais: não traduzir as escrituras árabes para o português ou inglês, já que a maioria das peças tinham inscrições no idioma local e eram, em grande parte, referências religiosas; e curiosidades históricas a respeito dos povos e do contexto histórico no qual as peças foram fabricadas e como, por exemplo, o palácio em que a peça estava foi destruído ou como conseguiram resgatar essa relíquia. As únicas informações disponíveis eram data e local em que foi encontrado, um verdadeiro desperdício de munição cultural. É como mostrar a alguém a música “roda viva”, de Chico Buarque, e não falar que ela foi produzida durante a ditadura militar brasileira e usava metáforas para contestar este tema.

As frases espalhadas na galeria II são de cunho filosófico e valem a visita inteira: “a caligrafia para o príncipe é nobreza; para o afortunado, beleza; para o desprovido, riqueza”. Além de descobertas como a da calça modelo saruel, que já era moda desde o século XIX, fazem os visitantes terem um daqueles insight de criança.

A exposição fica no CCBB até o dia 3 de julho, nas galerias I, II e vão central. Vale a visita.

Fotos: Reprodução

Enviado por: Rúbia Gondim

Anúncios

Sobre Alto do Salto

Somos muitas e, ainda assim, uma só.
Esse post foi publicado em Acontece e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s